quinta-feira, 1 de maio de 2008

Linguagens

Blá, Blá, Blá

Já observaram que uma mesma frase pode ser dita de maneiras tão diversas que seu sentido se altera completamente entre uma entonação e outra? Pois é... Pena que muitas pessoas não percebam isso, ou fingem não perceber... O fato é que um elogio pode soar uma ofensa gravíssima e uma ofensa sair como um elogio.

Muitas pessoas reclamam que não se fazem entender pelo outro. Que tem dificuldades na comunicação. Muitas vezes o problema não está nas palavras em si. Mas na mensagem não verbal que acompanha essas palavras, que podem tanto fortalecer a mensagem das palavras quanto desmentir tudo! É como dizer que ama uma pessoa com os braços fechados em torno de si. As palavras são de amor. O corpo diz que está fechado. Pronto. A mensagem não é passada corretamente e a declaração soa falsa aos nossos ouvidos, mas não sabemos porque...

O segredo é o Como se fala: o tom utilizado, o olhar, a expressão corporal... Por esse motivo um simples bom dia pode ser o início de uma paquera, uma recepção calorosa, uma demonstração de frieza e até uma ironia.

Prestar atenção no como e no que se fala: esse é o segredo da boa comunicação.


"Tanto faz o que você fala,
Se tanto faz o que você faz"
[trecho da música "Tanto Faz" de Arnaldo Antunes com Jota Quest]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...